Notícias da Croácia, direto para os croatas brasileiros e a serviço da diáspora.

Tudo sobre a Croácia

Filme croata Covjek koji nije mogao sutjeti é indicado ao Oscar

O filme O homem que não podia ficar em silêncio (Covjek koji nije mogao sutjeti), dirigido por Nebojša Slijepčević e produzido por Katarina Prpić e Danijel Pek (Antitalent), foi oficialmente indicado ao Oscar na categoria de Melhor Curta-metragem de Ação ao Vivo.

O filme se passa no ano de 1993, na Bósnia e Herzegovina. Trata-se da histório de um homem que, de forma ousada, decide enfrentar paramilitares que resolveram parar um trem de passageiros para realizar uma operação de limpeza étnica.

O homem que não podia ficar em silêncio é um dos cinco filmes indicados ao 97º Oscar, apresentado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Esse é o primeiro filme croata a ser indicado ao Oscar desde que o país se tornou independente. O filme se qualificou para concorrer ao Oscar graças à sua vitória na Palma de Ouro em Cannes, bem como ao Grande Prêmio no Festival Internacional de Cinema de Melbourne e à sua inclusão na seleção oficial do Manhattan Short Festival.

Imagem retirada do treiller: O homem que não podia ficar em silêncio

A obra também concorreu a uma indicação na categoria Curta-metragem de Ação ao Vivo contra 180 títulos de todo o mundo. A obra também ganhou o European Film Award de Melhor Curta-Metragem. O filme foi amplamente aclamado pelos críticos de cinema internacionais e recebeu vários prêmios nesses festivais.

Entre eles estão o Grand Prix no Melbourne International Film Festival, o Prêmio do Público no Kurzfilmtage Winterthur, Melhor Filme no Euro-Balkan Film Festival em Roma, Melhor Ator (Goran Bogdan) no Sulmona International Film Festival (SIFF) e Melhor Fotografia (Gregor Božič) no Bucharest Short Film Festival.

O filme também foi selecionado para o Prêmio César, concedido pela Academia Francesa de Artes e Técnicas Cinematográficas.

The Man Who Could Not Remain Silent foi produzido sob a pela Antitalent, com Katarina Prpić e Danijel Pek como produtores. Os coprodutores incluem Katya Trichkova (Contrast Films, Bulgária), Noëlle Lévénez (Les Films Norfolk, França) e Boštjan Virc (Studio Virc, Eslovênia).

A premiação do Oscar ocorrerá no dia 03 de Março e você pode conferir o trailer do filme no seguinte link: https://www.imdb.com/video/vi1829553689/?ref_=tt_vi_i_1

Ultimas Publicações

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?