Zoran Milanovic, presidente da Croácia, foi reeleito no segundo turno das eleições presidenciais em hoje, 12 de janeiro de 2025. Milanović, que conquistou 74,58% dos votos, derrotou o conservador Dragan Primorac, da União Democrática Croata. Ele permanecerá no cargo por mais cinco anos.
Após o anúncio dos resultados, Milanović fez um apelo ao governo, liderado por seu rival político Andrej Plenković, da União Democrática Croata, para que prestem atenção ao estado do país.
As eleições na Croácia, assim como no Brasil, foram marcadas por insultos e provocações, deixando de lado questões importantes como inflação, corrupção e mão de obra.
Quem é Zoran Milanović?
Zoran Milanović, 58 anos, formou-se em direito na Universidade de Zagreb, capital do país e sua cidade natal. Ele começou a carreira política no Ministério de Relações Exteriores, onde ocupou cargos de secretário.
Milanović se filiou ao Partido Social-Democrata da Croácia em 1999 e se tornou líder da legenda em 2007. Em 2011, conquistou maioria nas eleições parlamentares, o que o levou ao cargo de primeiro-ministro da Croácia até 2016. Ganhou eleição presidencial em 2020.
Milanović era um grande apoiador da UE, tanto que durante seu período como premiê foi ele quem negciou a adesão da Croácia ao bloco. Entretanto, políticas do bloco em relação à imigração e à política externa, principalmente em relação à guerra entre Ucrânia e Rússia, o fez reconsiderar o suporte.