Ontem, 15/12/2024, São Paulo foi palco de uma celebração histórica que marcou o centenário da imigração dalmata para o Brasil. A exposição “No Coração de São Paulo, a Croácia” foi inaugurada para homenagear os 100 anos de contribuições culturais, sociais e econômicas dos imigrantes croatas ao país.
Organizada pela Sociedade Amigos da Dalmácia (@comunidade_croata), com apoio da Embaixada da República da Croácia e do Escritório Central dos Croatas no Exterior, a mostra é uma verdadeira viagem no tempo. Ela destaca o legado deixado pelos dalmatas que chegaram ao Brasil no início do século XX e se tornaram protagonistas na construção de comunidades vibrantes por todo o território nacional.
A cerimônia de abertura contou com a presença ilustre do embaixador croata no Brasil, Ranko Vilović , que reforçou os laços históricos entre os dois países. A exposição não apenas celebra o passado, mas também reflete sobre como a cultura croata continua viva e presente no Brasil até hoje.
As comemorações foram divididades pelas seguintes atividades:
1 – Missa de Santa Vicenza, em homenagem aos ancestrais croatas;
2 – Abertura solene, com a presença de representantes da Embaixada da Croácia, Croatia Sacra e Câmara do Coméricio Brasil-Croácia;
3 – Coquetel e visitação ao espaço;
A exposição foi coordenada pelo professor Milan Puh e contou com a curadoria de Leandro Santana.
Você confere algumas imagens no canal oficial da SADA e no site oficial do memorial.

Visite a Exposição
“No Coração de São Paulo, Croácia” estará aberta ao público nos finais de semana a partir de 11 de janeiro de 2025 . Não perca a oportunidade de conhecer essa fascinante jornada histórica e cultural que conecta a Croácia ao Brasil há um século!