Projeto inovador promove mobilidade sustentável e moderniza sistema ferroviário croata.
Hoje, 13 de maio de 2025, a Croácia deu um importante passo rumo à modernização e descarbonização do transporte ferroviário ao lançar o primeiro trem elétrico-batérico na rota Zagreb – Bjelovar – Zagreb. A iniciativa é operada pela empresa HŽ Putnički Prevoz e faz parte do projeto “Primjena zelenih tehnologija u željezničkom putničkom prijevozu (Aplicação de Tecnologias Verdes no Transporte Ferroviário de Passageiros)”, financiado pelo “Nacionalnog plana oporavka i otpornosti (Plano Nacional de Recuperação e Resiliência)” (NPOO) 2021–2026.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades como o vice-primeiro-ministro e ministro dos Transportes da Croácia, Oleg Butković; Željko Ukić, presidente do conselho administrativo da HŽ Putnički Prevoz (transporte ferroviário de passageiros); e Gordan Kolak, também presidente do conselho administrativo da KONČAR – Elektroindústria, responsável pela fabricação do trem e das estações de carregamento.
O novo trem elétrico-batérico permite que o país ofereça transporte ferroviário de passageiros em linhas não eletrificadas de forma sustentável e eficiente, usando energia elétrica armazenada em baterias avançadas. Durante o trajeto entre Zagreb e Bjelovar, o trem utiliza tração elétrica nas primeiras 44 km e, nos restantes 30 km, opera com propulsão batérica, garantindo baixa emissão de poluentes e ruídos.
O trem é equipado com rampas para cadeirantes, espaços para bicicletas, sanitários adaptados, monitores informativos, internet sem custo adicional (WiFi), além de câmeras de segurança por todo o interior. Sua configuração de baixo piso garante acessibilidade e conforto aos passageiros, com capacidade para 157 assentos e 158 lugares em pé.

Segundo Željko Ukić, presidente da HŽ Putnički Prevoz, este modelo marca um ponto de virada para a renovação da frota ferroviária nas linhas não eletrificadas, permitindo maior conectividade regional e local. O plano prevê ainda a aquisição de mais 13 trens híbridos e alternativos nos próximos anos.
Gordan Kolak destacou a relevância tecnológica do projeto, enfatizando que o trem representa um salto significativo para a indústria croata, introduzindo soluções de armazenamento energético de alto desempenho e promovendo a otimização tanto do uso de energia quanto da gestão da frota.
Essa modernização está alinhada com os objetivos globais de sustentabilidade no setor de transportes e fortalece a competitividade e eficiência do sistema ferroviário croata, contribuindo para uma economia mais limpa e conectada.
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