A Oficina Central do Estado para os Croatas fora da República da Croácia (Središnji Državni ured za Hrvate izvan Republike Hrvatske) anunciou a abertura do Concurso Público 2025, destinado a apoiar financeiramente programas e projetos de organizações da diáspora croata em ouros países.
O objetivo é fortalecer os vínculos entre a Croácia e suas comunidades no exterior, preservando a identidade cultural, linguística e social dos croatas em todo o mundo. Trata-se de uma oportunidade qualificada para as associações brasileiras colocarem em prática projetos que reforcem a ligação dos “croatas brasileiros” com a Croácia.
Quem pode se inscrever?
Organizações da diáspora podem se inscrever desde que atendam a alguns critérios específicos. É necessário que estejam legalmente registradas há pelo menos um ano em seus países de origem, promovam valores que estejam alinhados à Constituição da Croácia, não possuam processos penais em andamento contra seus representantes legais e tenham cumprido todos os compromissos anteriores assumidos junto ao Escritório. No Brasil, essa oportunidade é destinada às seguintes associações:
- Sociedade Amigos da Dalmácia;
- Croatia Sacra Paulistana;
- Camara de Comércio, Estudos e Negócios Brasil – Croácia e
- Croácia Brasil no Paraná.
Áreas prioritárias para o apoio:
As organizações poderão apresentar propostas em seis áreas estratégicas:
- Desenvolvimento institucional: fortalecimento da estrutura e continuidade de organizações croatas;
- Cultura: preservação da língua, do patrimônio e da produção artística croata;
- Educação e ciência: programas de ensino e pesquisas sobre a diáspora;
- Esporte: eventos e competições que unam comunidades croatas;
- Turismo: promoção do turismo croata;
- Atividades sociais diversas – iniciativas que reforcem a identidade nacional e a ligação entre Croácia e seus emigrantes.
O valor total destinado ao concurso é de 1,8 milhão de euros, e cada projeto poderá receber valores entre 1.000 e 50.000 euros. Cada organização poderá submeter até duas propostas e as candidaturas válidas serão analisadas por uma comissão Escritório, que avaliará os seguintes critérios:
- O impacto do projeto na comunidade croata no exterior;
- A contribuição para o fortalecimento dos laços com a Croácia;
- A viabilidade e a sustentabilidade das ações propostas;
- A capacidade técnica e institucional da organização.
Os resultados serão divulgados no site oficial do Escritório, após o dia 8 de outubro de 2025 (prazo final para envio dos projetos). As associações selecionadas deverão assinar contratos em até 30 dias após a decisão final.
Esse investimento demonstra que, independentemente da distância geográfica, a Croácia está comprometida em nutrir os laços que unem sua diáspora à pátria. Para os croatas no Brasil, essa é uma oportunidade única de celebrar sua identidade e construir pontes ainda mais fortes entre dois países que compartilham valores e histórias profundamente entrelaçadas. Independente dos projetos contemplados, o verdadeiros beneficiários dessa medida são os membros da comunidade croata aqui do Brasil.