A seleção croata, também conhecida como “Vatreni”, classificou-se para a Copa do Mundo de 2026 após vencer as Ilhas Faroe por 3 a 1, nesta sexta-feira, no estádio Rujevica, em Rijeka. A vitória, válida pela nona rodada das eliminatórias europeias, confirmou a liderança isolada no Grupo L e assegurou classificação direta para a Copa do Mundo 2026 mesmo com uma rodada ainda a ser disputada.
Segundo as regras da UEFA, o primeiro colocado de cada grupo avança automaticamente para a Copa. Os segundos colocados seguem para a repescagem, mas a Croácia já não depende de mais nenhum resultado. O time, inserido em um grupo considerado aberto ao lado de República Tcheca, Montenegro, Ilhas Faroe e Gibraltar, cumpriu a expectativa em torno de seu favoritismo com consistência. Com o histórico de finalista em 2018 e terceiro lugar em 2022, a equipe reforçou sua posição como uma das potências europeias em fase de qualificação.
Abaixo, você confere a classificação atual do Grupo L. Nota-se que, independente do resultado da próxima rodada, a RepúblicTcheca não consegue alcançar a Croácia.

Sobre o jogo de hoje
As Ilhas Faroe abriram o placar aos 16 minutos. O meio-campista David Turi avançou pela intermediária sem ser incomodado e chutou de fora da área. A bola desviou no zagueiro Vuskovic e enganou o goleiro Livakovi
A equipe croata empatou pouco tempo depois. Num lance com a bola viva na grande área, o zagueiro Gvardiol ganhou a disputa, puxou para a perna esquerda e bateu cruzado, de canhota.
Os outros gols da Croácia saíram no segundo tempo. Aos 12 minutos, o defensor Stanisic fez o cruzamento na área, pela direita, o centroavante Musa dominou na corrida e chutou rápido. Aos 25, a jogada foi pela esquerda: o meia Perisic chegou na linha de fundo e cruzou forte. O meia Vlasic complementou, dentro da pequena área.








