Entre 4 e 7 de agosto de 1995, a Croácia lançou a Operação Oluja (tempestade na tradução livre), uma ofensiva militar decisiva durante a Guerra da Independência Croata. Em apenas quatro dias, o país retomou cerca de 10 000 km² dos territórios da então “República Sérvia da Krajina”, especialmente na região da Krajina, consolidando sua independência e preparando o terreno para a paz formalizada no Acordo de Dayton, em novembro do mesmo ano.
Em reconhecimento a essa história, desde 5 de agosto, a Croácia celebra o Dia da Vitória e do Agradecimento à Pátria (#vrooluja #vrooluja1995 #danpobjede #danpobjedeidomovinskezahvalnosti), homenageando veteranos e vítimas do conflito.
Comemorações em Knin (centro das celebrações)




As principais celebrações ocorreram na cidade de Knin, no úlltimo 31 de julho em uma programação repleta de simbolismo e emoção:
Pela manhã, houve homenagens solenes: colocação de coroas junto ao Monumento da Vitória Croata e hasteamento da bandeira no Forte de Knin, acompanhados pelo hino nacional e tiros cerimoniais. Os sinos da cidade ecoaram, marcando a data com solenidade.
Uma homenagem comovente envolveu 245 cadetes das Academias Militar e Policial da Croácia; eles prestaram homenagem aos soldados caídos e desaparecidos, cujos nomes foram lidos pelos próprios filhos desses heróis.
Discursos de figuras de destaque, como o Ministro da Defesa Ivan Anušić, o Primeiro-Ministro Andrej Plenković e o Presidente do Parlamento Gordan Jandroković, reforçaram o valor do sacrifício, o orgulho nacional e a importância de preservar a memória histórica.
Uma impressionante demonstração de poder militar incluiu atuação das Forças Especiais, da Força Aérea e do Regimento de Inteligência. Houve exibição de helicópteros Black Hawk, Kiowa Warrior e um sobrevoo dos caças Rafale, além da estreia pública de drones FPV fabricados na Croácia.
A cerimônia encerrou com uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Grande Batismo Croata (Crkva Gospe Velikog Hrvatskog Krsnog Zavjeta), seguida por um tradicional ensopado militar (guisado) para o público e um concerto à noite.